21 de out. de 2013

Mostra Cultural 2013 focaliza o tema “Juventude e valores”

      Neste ano letivo de 2013, foi desenvolvido junto aos alunos o projeto formativo “Juventude e valores”, inspirado na Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro. Oportunamente, ocorreram no mês de junho as grandes manifestações que mobilizaram os jovens de nosso país em favor da melhoria dos serviços públicos e do fim da corrupção.
       Nesse sentido, esse também foi o tema escolhido para a Mostra Cultural do ensino fundamental 2, que fez uma retrospectiva artística de quatro grandes momentos de nossa história recente protagonizados pelos jovens: as manifestações estudantis antiditadura, em 1968; o movimento pelas Diretas Já, em 1984; os “caras-pintadas” e o “Fora Collor”, em 1992; os protestos de indignação, em 2013. Na primeira noite da Mostra Cultural, realizada no último dia 9 de outubro, os alunos do 6º ao 9º ano do fundamental reviveram o espírito crítico e cidadão da juventude brasileira em belos números de dança, música, teatro e poesia.
       Já na segunda noite da Mostra Cultural 2013, realizada no dia 10 de outubro, foi a vez de os alunos do ensino médio darem um show de cultura através de criativas apresentações de suas pesquisas sobre grandes nomes da arte nacional e internacional. Os temas abordados pelos estudantes do 1º ano do ensino médio foram o poeta barroco Gregório de Matos, os músicos Heitor Villa-Lobos e Chico Buarque de Holanda, os cartunistas Henfil e Ziraldo e o dramaturgo Ariano Suassuna. Já o 2º ano do ensino médio fez suas apresentações sobre o cineasta Alfred Hitchcock, os poetas Fernando Pessoa e Paulo Leminski e os escritores Rachel de Queiroz, José Saramago e Lygia Fagundes Telles. Na opinião dos jurados, neste ano de 2013, as melhores apresentações foram as sobre Gregório de Matos (1º ano), Rachel de Queiroz (2º ano) e José Saramago (2º ano), realizadas com grande criatividade, talento artístico e profundidade de pesquisa.