3 de out. de 2014

II Concurso Literário do Colégio São José - REGULAMENTO


II Concurso Literário do Colégio São José
Troféu “Menotti Del Picchia” – Conto
Troféu “Guilherme de Almeida” – Poesia

O II Concurso Literário do Colégio São José, por ocasião de seu 115.º aniversário, homenageia seus ex-alunos, os escritores Menotti Del Picchia e Guilherme de Almeida.
Paulo Menotti del Picchia (São Paulo, 1892 - 1988) foi poeta, contista, romancista, cronista, ensaísta, jornalista, autor de histórias infantis e político. Iniciou seus estudos em Campinas (SP), concluindo-os no Ginásio Diocesano São José, em Pouso Alegre (MG). Retorna à capital paulista e ingressa na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Estreia na literatura com o livro Poemas do Vício e da Virtude, em 1913. No ano seguinte, passa a residir em Itapira (SP), onde trabalha como advogado e dirige os jornais Diário de Itapira e O Grito!. Publica, em 1917, os poemas “Moisés” e “Juca Mulato”, este considerado sua obra-prima. Retornando São Paulo, assume a direção do jornal A Gazeta e inicia a colaboração para o Correio Paulistano, veículo em que fará, sob o pseudônimo Hélios, uma das mais contundentes defesas do movimento modernista. Participa da Semana de Arte Moderna, em 1922, coordenando a segunda noite do evento. Nos anos seguintes integra, com o poeta Cassiano Ricardo e o escritor Plínio Salgado, os grupos Verde-amarelo e Anta, agremiações político-literárias de caráter nacionalista. Em 1943, toma posse da cadeira número 28 da Academia Brasileira de Letras. Entre 1926 e 1962, ocupa por diversas vezes os cargos de deputado estadual e federal.
Guilherme de Andrade e Almeida (Campinas, 1890 – São Paulo, 1969) consagrou-se como poeta, tradutor, dramaturgo e ensaísta. Passou a infância no interior de São Paulo. Durante a primeira década do século XX, estudou juntamente com Menotti del Picchia e Plínio Salgado no Ginásio Diocesano São José, de Pouso Alegre (MG). Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em 1912. O início da carreira literária dá-se em 1916 com a publicação das peças teatrais em francês Mon coeur balance e Leur âme, ambas escritas em parceira com o escritor Oswald de Andrade. Lança-se na poesia no ano seguinte, com a publicação de Nós. Seguem-se então outros títulos, como A dança das horas (1919) e A flor que foi um homem: Narciso (1921). Torna-se, então, poeta de grande sucesso. Em 1922, participa da Semana de Arte Moderna e passa a divulgar os princípios do movimento. Funda, juntamente com Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros, a revista Klaxon, principal meio de divulgação do ideário modernista. É o primeiro modernista a ser eleito para a Academia Brasileira de Letras, assumindo sua cadeira em 1930. Em 1932 participa ativamente da Revolução Constitucionalista de São Paulo, alistando-se voluntariamente como soldado. Devido a essa atuação política, é preso e exilado, indo viver em Portugal até 1933. Em 1959, é eleito, pelo jornal Correio da Manhã, o "Príncipe dos poetas brasileiros”. Ao longo de sua carreira, realiza diversas traduções de relevância, como as dos poetas Paul Verlaine e Charles Baudelaire. Traduziu, ainda, a peça Huis Clos, de Jean-Paul Sartre. Entre as décadas de 1920 e 1940, escreve para o jornal O Estado de São Paulo, atuando como crítico de cinema.

REGULAMENTO

1. O Concurso é aberto a alunos, professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José.
2. A participação do Concurso implica conhecimento e aceitação automática do participante a todas as cláusulas do presente regulamento.
3. O excerto abaixo, paráfrase de um fragmento recolhido de Carlos Drummond de Andrade, qual seja “Entrou pela porta da igreja, saiu pela porta dos sonhos”, é o tema desta segunda edição, que contempla os gêneros “Conto” (I) e “Poema” (II):

“Entrei pela porta do colégio, saí pela porta dos sonhos.”

4. O texto participante deverá ser escrito em língua portuguesa.
5. Em se tratando do gênero “Poema”, serão aceitos versos livres ou metrificados, rimados ou não.
6. O texto participante deverá ser inédito e assim permanecer até a data da premiação.
7. Não será aceito texto que exprima preconceitos, quer sejam religiosos, raciais, sexuais ou quaisquer outros.
8. Cada participante concorrerá com apenas um texto.
9. O Conto deverá conter mínimo de uma e máximo de três laudas numeradas, e ser apresentado impresso em Word, em duas vias, em papel formato A4, digitado em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5, em apenas uma face do papel. É preciso atribuir um título e um pseudônimo ao texto; o pseudônimo constará do rodapé do trabalho.
10. O Poema deverá conter mínimo de 14 e máximo de 20 versos, e ser apresentado impresso em Word, em duas vias, em papel formato A4, digitado em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5, em apenas uma face do papel. É preciso atribuir um título e um pseudônimo ao texto; o pseudônimo constará do rodapé do trabalho.
11. Alunos dos 6.º e 7.º anos do ensino fundamental concorrerão entre si. (Categoria A.)
12. Alunos do 8.º e 9.º anos do ensino fundamental concorrerão entre si. (Categoria B.)
13. Alunos do ensino médio concorrerão entre si. (Categoria C.)
14. Professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José concorrerão entre si. (Categoria D.)
15. Ao aluno que participar do Concurso e obtiver rendimento equivalente a 60% ou mais (pelo menos nota 6, no total de 10 pontos), como incentivo, serão oferecidos 2 pontos extras, a serem creditados no 4.º bimestre/2014, na área de Português (Gramática, Redação ou Literatura), em uma das disciplinas escolhida pelo aluno.  
INSCRIÇÕES
16. A inscrição é gratuita.
17. As três vias do texto deverão seguir em envelope branco; no exterior do envelope, a seguinte anotação:
ü                   Categoria A-I, para alunos do 6.º e 7.º anos que concorrem no gênero “Conto”;
ü                   Categoria A-II, para alunos do 6.º e 7.º anos que concorrem no gênero “Poema”;
ü                   Categoria B-I, para alunos do 8.º e 9.º anos que concorrem no gênero “Conto”;
ü                   Categoria B-II, para alunos do 8.º e 9.º anos que concorrem no gênero “Poema”;
ü                   Categoria C-I, para alunos do ensino médio que concorrem no gênero “Conto”;
ü                   Categoria C-II, para alunos do ensino médio que concorrem no gênero “Poema”;
ü                   Categoria D-I, para professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José que concorrem no gênero “Conto” e
ü                   Categoria D-II, para professores, colaboradores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio São José que concorrem no gênero “Poema”.
18. Dentro do envelope branco seguirá outro menor; no exterior do envelope branco, deverá constar a seguinte anotação: pseudônimo do autor e título da obra; no interior, em folha à parte, deverá constar a identificação do concorrente: pequeno currículo (5 linhas, no máximo), pseudônimo, título da obra e indicação do ano e turma em que estuda (se aluno).
19. Assim que solicitado, o concorrente compromete-se a enviar, por e-mail, em 48 horas, o texto digitado.
20. As inscrições abrem-se em 05/10/2014 e encerram-se em 07/11/2014. Será eliminado o texto encaminhado extemporaneamente. A critério exclusivo do Colégio São José, a data do encerramento das inscrições (bem como outras disposições) pode ser alterada, havendo, se isso ocorrer, ampla divulgação.  
21. Será automaticamente eliminado o texto que não satisfizer as exigências aqui prescritas.
22. A inscrição ao II Concurso Literário dá-se pela simples entrega do trabalho na Secretaria do Colégio São José, mediante protocolo.

JULGAMENTO, PREMIAÇÃO E RESULTADO
23 – Para julgar os trabalhos será nomeada pelo Colégio São José uma comissão constituída de dois membros de notório saber literário.
23.1.     É vedada ao participante a consulta às notas atribuídas aos trabalhos.
24 – A premiação, por categoria, obedecerá ao seguinte critério:
ü                   2 pontos extras aos participantes que obtiverem nota igual ou maior que 6 (conforme disposto no item 15);
ü                   1.º lugar: Certificado + Troféu
ü                   2.º lugar: Certificado + Medalha
ü                   3.º lugar: Certificado + Medalha

25. Além dos três textos premiados, a comissão julgadora poderá atribuir menções honrosas, mediante Certificados e/ou Medalhas aos autores dos textos assim destacados.
26. Divulgado o resultado e recebido o prêmio, na hipótese de ser apurada alguma fraude, como a falta do ineditismo do texto, o plágio e a paráfrase, a qualquer tempo, o contemplado será desclassificado e perderá os prêmios.
27. A cerimônia para a revelação dos resultados e premiação está prevista para 26 de novembro de 2014, com ampla divulgação.
28. O regulamento, desde logo, fica disponível no site do Colégio.
29. O resultado do Concurso e os textos selecionados, a seu tempo, estarão disponíveis  no site do Colégio.  
30. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos concorrentes, os quais, findo o Concurso, serão incinerados.
31. A comissão julgadora poderá deixar de atribuir os prêmios, se considerar que a eles nenhum dos textos concorrentes faz jus.
32. As decisões da comissão julgadora são soberanas e irrecorríveis.
33. Os participantes do Concurso declaram, desde já, serem de suas autorias os textos concorrentes, ao mesmo tempo em que cedem e transferem ao Colégio São José, sem quaisquer ônus, em caráter definitivo, todos os direitos autorais sobre os referidos textos, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução.
34. O resultado do Concurso não conhecerá do empate: a classificação e os prêmios, em nenhuma hipótese, serão divididos ou dobrados, devendo a Comissão Julgadora definir-se por um texto concorrente. Critérios para desempate: adequação ao gênero textual; adequação ao tema; ação e enredo (conto)/forma e conteúdo (poema); estilo; criatividade/originalidade.
35. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do Concurso.  
Pouso Alegre, 30 de setembro de 2014.



Prof.ª Nilda Franco de Paiva